23 dezembro 2016

Projeto Ecoágua, do Grupo Toctao, vence Prêmio CBIC 2016

Após dois prêmios regionais, projeto de estação compacta de tratamento de efluentes de obras conquista prêmio máximo da construção nacional.

 

O Grupo Toctao fecha o ano comemorando a conquista do maior prêmio da indústria da construção civil, o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade 2016. Após receber duas premiações regionais, o projeto Ecoágua foi contemplado na categoria Gestão da Produção e P&D. Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, o 21º Prêmio CBIC Inovação e Sustentabilidade 2016 é considerado a maior iniciativa de reconhecimento na área da indústria da construção civil no país para a premiação e divulgação de soluções inovadoras desenvolvidas por empresas e entidades que contribuam para a modernização do segmento.


Realizado em parceria com o SENAI-GO, o projeto Ecoágua deu origem à construção de uma estação compacta e portátil de tratamento de efluentes de obras, intitulada Mini ETE. Este projeto buscou atender uma demanda de mercado, uma vez que não existe disponível para comercialização, um equipamento para tratamento de resíduos líquidos que seja compacto, de baixo custo, fácil operação e portátil, e que possa atender às necessidades das construtoras. A problemática enfrentada pelo Grupo Toctao foi a de destinar adequadamente os efluentes dos seus processos de execução nas edificações, especialmente dos serviços de pintura, produção de argamassa e aplicação de concreto, bem como do uso dos chuveiros dos vestiários pelos funcionários.


Contudo, mais do que o equipamento em si (Mini ETE), a premiação do projeto se deu por todo o processo de desenvolvimento tecnológico e o impacto da inserção da pesquisa e produção de inovações na gestão da empresa, tendo sido avaliados os critérios: sustentabilidade ambiental, impacto social, viabilidade, industrialização, funcionalidade, impactos dos processos e originalidade. O ineditismo do equipamento rendeu ao projeto outras duas premiações recebidas no mês de novembro deste ano, o 1º Prêmio Construir Mais de Boas Práticas, do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Goiás (Sinduscon-GO) e o 15º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente, ambos na categoria inovação tecnológica. A gestora ambiental da Toctao, Cinthia Martins, celebra as conquistas do projeto, destacando que os prêmios são reconhecimentos às boas práticas realizadas no setor da construção civil, no intuito de reduzir os danos ao meio ambiente. “O projeto Ecoágua, é um exemplo de que ideias simples podem ser transformadas em inovações tecnológicas para reduzir o impacto ambiental da construção civil”, comemora Cinthia que coordenou o projeto.


A premiação foi recebida nesta quarta-feira (14), às 20h, durante cerimônia no Clube de Engenharia de Brasília, pelo diretor de produção da Toctao, Bruno Alvarenga de Menezes. “A premiação CBIC é mais uma certeza de que estamos no caminho certo com relação à gestão de resíduos e na elaboração de projetos inovadores e que proporcionem um crescimento sustentável. A Toctao procura desenvolver ações que ultrapassem os limites de suas obras, mas se estendam e beneficiem a sociedade, a cidade e o meio ambiente”, analisa.