29 novembro 2016

Toctao vence o Prêmio CREA-GO de Meio Ambiente em Inovação

Projeto de miniestação de tratamento de efluentes de obras foi ganhadora da categoria Inovação Tecnológica.

 

O Grupo Toctao comemora mais um prêmio de reconhecimento aos seus esforços para desenvolver soluções construtivas sustentáveis, eficientes e inovadoras, de modo a minimizar ao máximo os resíduos e o impacto ambiental gerados pela construção civil. Seu projeto Ecoágua (MiniETE) foi o ganhador do 15º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente, na categoria Inovação Tecnológica, somando mais um título ao projeto, que recém foi premiado no 1º Prêmio Construir Mais de Boas Práticas, promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Goiás (Sinduscon-GO).


Realizado em parceria com o SENAI-GO, o projeto Ecoágua deu origem à construção de uma estação compacta de tratamento de efluentes de obras, intitulada Mini ETE. Este projeto buscou atender uma demanda de mercado, uma vez que não existe disponível para comercialização, um equipamento para tratamento de resíduos líquidos que seja compacto, de baixo custo, fácil operação e portátil, e que possa atender às necessidades das construtoras. A problemática enfrentada pelo Grupo Toctao foi a de destinar adequadamente os efluentes dos seus processos de execução nas edificações, especialmente dos serviços de pintura, produção de argamassa e aplicação de concreto, bem como do uso dos chuveiros dos vestiários pelos funcionários.


A gestora ambiental da Toctao, Cinthia Martins, celebra as premiações do projeto, destacando que os prêmios são reconhecimentos às boas práticas realizadas no setor da construção civil, no intuito de reduzir os dados ao meio ambiente. “O projeto Ecoágua, é um exemplo de que ideias simples podem ser transformadas em inovações tecnológicas para reduzir o impacto ambiental da construção civil”. O projeto Ecoágua é ainda finalista do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, e compõe o conjunto de ações que consagrou a Toctao em 2015 como vencedora do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social na categoria práticas eco responsáveis de preservação da biodiversidade e de educação ambiental, com o projeto intitulado ‘Programa conta-gotas’.


Sobre o Prêmio Crea-GO de Meio Ambiente:


Com um total de 76 inscritos, o 15º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente contou com cinco modalidades: Biodiversidade, Elementos Naturais, Inovação Tecnológica, Sociedade Sustentável e Imprensa. Além das categorias principais, a premiação contempla a entrega de uma menção honrosa. O foco da premiação é reconhecer expressivos trabalhos executados por profissionais, personalidades, entidades e instituições públicas e privadas, pessoas físicas e jurídicas, veículos de comunicação, propriedades rurais em prol da preservação, recuperação, defesa ou conservação do meio ambiente no Estado de Goiás.