23 novembro 2016

Toctao Engenharia vence o 1º Prêmio Construir Mais


O Grupo Toctao conquistou dois prêmios do Construir Mais – 1º Prêmio Sinduscon-GO de Boas Práticas, nas duas categorias em que se escreveu: meio ambiente e inovação. A premiação, inédita no Estado, foi criada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Goiás para apoiar o desenvolvimento contínuo e sustentável do setor da construção por meio da identificação, reconhecimento e premiação dos esforços e iniciativas de destaque consideradas boas práticas.


Na Categoria Meio Ambiente o ganhador foi o projeto intitulado Gestão da Responsabilidade Ambiental, que descreveu toda sistemática de gestão ambiental praticado pela Toctao, projeto que surgiu pela necessidade de redução dos impactos ambientais no canteiro de obras, em medir o desempenho ambiental da obra, bem como utilizar as estruturas do canteiro com uma ferramenta de gestão.


O projeto foi estruturado seguindo sete principais linhas de atuação: implantação e manutenção do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) ISO 14001; redução do impacto ambiental do canteiro de obras; adequação e modernização de processos produtivos; investimento em inovação; monitoramento do desempenho ambiental; educação ambiental dos colaboradores; e relacionamento com a comunidade. Para a realização do projeto foram envolvidos equipe de engenharia e operacional de obras, incluindo engenheiros, técnicos de segurança do trabalho, gestores ambientais.


Na categoria inovação, foi premiado o projeto Ecoágua (MiniETE), que deu origem à construção, em parceria com o Senai, de uma estação de tratamento de efluentes de obras compacta, intitulada Mini ETE. Este projeto buscou atender uma demanda de mercado, uma vez que não existe disponível para comercialização um equipamento para tratamento de resíduos líquidos que seja compacto, de baixo custo, fácil operação e portátil, e que possa atender às necessidades das construtoras. A problemática enfrentada pelo Grupo Toctao foi destinar adequadamente os efluentes dos seus processos de execução das edificações, especialmente dos serviços de pintura, produção de argamassa e aplicação de concreto, bem como do uso dos chuveiros dos vestiários pelos funcionários.


Para a Gestora Ambiental da Toctao, Cinthia Martins, o Prêmio Construir Mais é de extrema relevância pois coloca em evidência as boas práticas realizadas pelo setor da construção civil, tido ainda como um segmento que ainda carece de avanços tecnológicos. “Nosso projeto de gestão da responsabilidade ambiental recebeu em 2013 o prêmio CBIC e volta a ser destaque agora com esta premiação demonstrando que a empresa mantém as boas práticas implantadas e investe continuamente em ações que possam trazer benefícios para a sociedade. Já o projeto Ecoágua, é um exemplo de que ideias simples podem ser transformadas em inovações tecnológicas para reduzir o impacto ambiental da construção civil”, ressalta.